Marketing digital para médicos

Marketing digital para médicos: O que é e como utilizá-lo para conquistar mais pacientes

Como utilizar o marketing digital para médicos?

Marketing digital para médicos é um conjunto de estratégias fundamentais de comunicação digital com foco na área da saúde, que pode atender desde hospitais e grandes instituições médicas até pequenos e médios consultórios, com o objetivo de atrair, captar e fidelizar seu público-alvo de maneira assertiva e segmentada. Auxilia também na divulgação dos serviços prestados e suas diversas especialidades, bem como fornece informações essenciais relacionadas às competências profissionais de cada médico, marcando e fortalecendo sua presença na internet, tornando-o uma autoridade no mundo digital.

A importância do marketing para os médicos

Uma pesquisa realizada pelo Google mostra que cuidar da saúde é uma das prioridades mais importantes para os brasileiros em 2021. Devido à pandemia e a necessidade de distanciamento social, nunca o mundo digital foi tão necessário para que as pessoas tenham acesso a informações sobre saúde, mas também possam buscar por serviços médicos com um atendimento mais personalizado.
Outra pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), mostra que mais de mais de 40% dos brasileiros buscam diagnósticos de sintomas de doenças nos sites de busca. E quando se trata de procurar um profissional da saúde, acabam por basear suas decisões em avaliações de outros pacientes após lerem seus depoimentos na internet.
Dessa forma, com o uso do marketing digital, uma clínica médica poderá aparecer como referência em tratamentos relacionados àqueles sintomas, estando à frente de outros profissionais que ainda não adotaram essa estratégia. É nesse momento que, estar bem posicionado nos mecanismos de busca, aumenta expressivamente a chance de conquistar novos pacientes, além de ajudar a fidelizar os já existentes.
A melhor forma de alcançar este objetivo é através de uma análise e planejamento com estratégias bem definidas de marketing digital que possam complementar a atuação do profissional médico, como por exemplo: anúncios nos Links Patrocinados do Google. Para consultórios médicos que desejam conquistar um volume crescente de pacientes e faturamento, o marketing digital para médicos se torna fundamental.
É importante lembrar que o marketing feito para médicos no mundo digital não vê as pessoas como clientes como acontece no marketing tradicional, mas sim como pacientes que têm demandas a resolver e precisam solucioná-las, de preferência com um atendimento médico humanista e de qualidade.

Marketing para Médicos

Custo x benefício

O marketing digital para médicos é uma ferramenta de baixo investimento, o que é excelente principalmente para os profissionais que estão iniciando no mercado de trabalho. Além do que, o retorno é bastante rápido e eficaz quando há um bom planejamento e gerenciamento.

Maior alcance do público-alvo

O alcance das ações realizadas pelo marketing digital para médicos é outro motivo que mostra a importância dessas estratégias para a área. Google Ads, blogs, redes sociais e ações de marketing de conteúdo aumentam o alcance do público-alvo, valorizando-o na busca por informações.

Utilizando o Google Ads para captar novos pacientes

O Google é o maior site de buscas utilizado no mundo e nele é possível utilizar uma ferramenta paga chamada Google Ads. Esta ferramenta oferece resultados diretos e rápidos para consultórios médicos ou profissionais da área que desejam aparecer nas primeiras posições de pesquisas realizadas no buscador quando uma pessoa digita algumas palavras chaves estrategicamente definidas e segmentadas ao seu serviço. É possível escolher o público-alvo que se deseja impactar através de seus anúncios, filtrando a busca por termos específicos como “consultório de oftalmologista”, “ortopedista em convênio”, por exemplo. Além disso, nos Links Patrocinados do Google é permitido escolher opções ainda mais personalizadas, incluindo ou excluindo público, baseando-se em idade, comportamentos, dados demográficos, interesses e muito mais.

Para que o seu consultório médico alcance destaque nessa ferramenta de marketing digital à frente de sua concorrência, é imprescindível definir primeiro o público-alvo e assim criar um anúncio que seja atraente e criativo a estas pessoas. A eficácia dos links patrocinados do Google Ads é proporcional ao investimento que se faz. O tempo em que os anúncios permanecerão visíveis nas melhores posições da primeira página do Google, varia de acordo com o valor que se decide investir neles. Logo, quanto maior o valor investido, mais tempo o anúncio permanece online e maiores são as probabilidades de se obter retorno com ele.

O investimento ideal no Google Ads pode variar de acordo com seus objetivos e metas (volume de contatos), exposição e posicionamento dos anúncios (topo da página), a quantidade de pessoas que serão impactadas por ele, os períodos e horários de segmentação, o índice de buscas para os termos que foram definidos e o raio que se deseja atingir (cidades ou regiões).

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